Governo aprova aumento do Suplemento de Condição Militar

Dezembro 5, 2008 Vice

"Governo aprova aumento de 14,5 para 20% no suplemento de condição militar até 2010

04-12-2008, às 15:26


O Governo aprovou, esta quinta-feira, em Conselho de Ministros um aumento «faseado» do suplemento de condição militar de 14,5 para 20 por cento nos próximos dois anos.

Com esta decisão, «a primeira em mais de dez anos», as duas actuais componentes do suplemento - uma fixa e comum a todos os militares, de cerca de 30 euros, e uma variável, calculada sobre a remuneração base - passam a estar «integradas numa prestação única, fixa e mensal».

Segundo a tutela, essa prestação será actualizada anualmente, «na percentagem em que o sejam os níveis da tabela remuneratória única da função pública».

Esta medida do Governo será feita «de uma forma faseada, em dois anos», com os actuais 14,5 por cento do suplemento de condição militar a serem actualizados em Janeiro de 2009 e 2010, chegando aos 20 por cento nesse último ano.

Segundo dados disponibilizados pela tutela, em 2010, «a valorização» deste suplemento representa, por exemplo, «mais 250 euros mensais para um coronel, 163 euros para um sargento-mor, 155 euros para um primeiro-sargento e 47 euros para um soldado».

«A decisão do Governo, trabalhada em conjunto com as chefias militares, reconhece as exigências e especificidades da condição militar e visa contribuir para a justa valorização da função militar», sublinha uma fonte do Ministério da Defesa, citada pela agência Lusa.»"